CURRÍCULOS PROFISSIONAIS

ANA CRISTINA DE PAULO ASSUNÇÃO

formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é pós-graduada em Direito Tributário pelas Faculdades Milton Campos em Belo Horizonte (MG) e especialista em Gestão, com ênfase em Negócios, pela Fundação Dom Cabral (FDC). Atua exclusivamente na advocacia tributária desde 2007 e tem ampla experiência na área tributária, com ênfase no contencioso tributário administrativo e judicial, tendo atuado no jurídico interno de Sociedade Anônima de grande porte. Inglês Intermediário.

ANDRÉA MARCO ANTÔNIO

formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Direito Tributário Internacional pela Universidade de Leiden, Holanda (2014). Possui experiência profissional em Direito Tributário. Fluente em inglês.

ANDRESSA PAULA SENNA

formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). MBA em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Atua exclusivamente na advocacia tributária desde 2009 e tem ampla experiência no contencioso tributário administrativo e judicial. Inglês avançado. Francês e espanhol intermediários.

CASSIO SZTOKFISZ

formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), é mestrando como aluno especial em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo (USP) é pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e em Gestão Tributária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e cursando Mestrado em International Taxation pela New York University. Foi aluno-visitante na Universidade Hebraica de Jerusalém, na qual obteve bolsa de estudos. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário da Universidade de São Paulo (IBDT-USP), do Comitê de Jovens Empreendedores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (CJE-FIESP) e do Comitê Tributário do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA). Tem ampla experiência nas áreas de Mercado de Capitais e de Direito Tributário. Fluente em Inglês, Hebraico e Espanhol.

DIOGO DE ANDRADE FIGUEIREDO

formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é especialista em Direito da Economia e da Empresa pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EDESP-FGV) e em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). Mestre em International Taxation pela University of Florida, Levin College of Law, e doutorando em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo (USP). Tem ampla experiência de atuação no contencioso administrativo tributário, em consultoria e em planejamento tributário. Membro do International Fiscal Association (IFA), da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF) e do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT), onde também é membro do comitê acadêmico do Curso de Especialização em Direito Tributário Internacional. Fluente em Inglês.

EDUARDO PUGLIESE PINCELLI

formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário da Universidade de São Paulo (IBDT-USP), especialista em Direito Tributário Internacional pela Universidade de Salamanca (Espanha), mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) pelo trabalho 'A tributação das operações internacionais de transferência de tecnologia no direito brasileiro', e doutorando em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo. Trabalhou por mais de 8 anos ao lado do Professor Titular Aposentado de Direito Tributário da PUC-SP e da USP, Paulo de Barros Carvalho, organizando o contencioso judicial e administrativo, além de produzir pareceres e consultas. É professor do curso de especialização em Direito Tributário da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (FGV-Gvlaw), do IBET-SP, da COGEAE-PUC-SP e ex-professor assistente do Prof. Paulo de Barros Carvalho na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP). Tem diversos artigos sobre direito tributário publicados em revistas especializadas. Fluente em Inglês, Espanhol e Italiano.

FLAVIO EDUARDO SILVA DE CARVALHO

formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e atualmente é mestrando em Direito Financeiro e Tributário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Também é pós-graduado em Planejamento Tributário pela Faculdade de Contabilidade da UnB e em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Advogado com muitos anos de experiência na atuação de demandas tributárias de relevo perante o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça e o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). Entre outras publicações, é autor do texto: “Substituição Tributária Progressiva no Recolhimento do ICMS frente ao Princípio Constitucional da Livre Concorrência e os Prejuízos à Eficiência Econômica”, publicado na obra coletiva Intervenção do Estado no Domínio Econômico, Temas Atuais, coord. por Antônio de Moura Borges e Ivo Teixeira Gico, Lex Editora e Aduaneiras, SP, 2006. Fluente em Inglês.

GUILHERME ALMEIDA DE OLIVEIRA

formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). Inglês avançado.

HENRIQUE PHILIP SCHNEIDER

formado em Direito pela Universidade Paulista (Unip), é especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Direito Tributário pela University of London, Queen Mary College. Tem ampla experiência na área de consultivo e planejamento tributário. Membro do International Fiscal Association, da Câmara Suíça de Comércio (Swisscam), da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF) e participante do programa do Advanced Diploma in International Taxation (ADIT) do Chartered Institute of Taxation de Londres, Reino Unido. Fluente em Inglês e Alemão.

HENRIQUE RODRIGUES E SILVA

formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Inglês Avançado.

JESSICA CAROLINE COVOLAN

formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e cursando Especialização em Direito Tributário no Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT)

JOSÉ FILIPE RODRIGUES CAMARGO GUIMARÃES

formado em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e pós-graduando em Direito Tributário pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV - GVlaw). Fluente em inglês.

LISANDRA PACHECO

formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (COGEA/PUC). Mestre em International Taxation pela University of Virginia (UVA), trabalhou como secondment no escritório espanhol Cuatrecasas, Gonçalvez Pereira, na área de International Taxation. Atua exclusivamente na advocacia tributária desde 2001, tendo atuado 15 anos em escritório de grande porte e tem ampla experiência de atuação no contencioso administrativo tributário estadual e em consultoria de tributos indiretos e comércio exterior. Fluente em Inglês e Espanhol intermediário.

MARIA CAROLINA MALDONADO MENDONÇA KRALJEVIC

formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Trevisan Escola de Negócios, é pós-graduanda em Direito Tributário Internacional pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). Atua exclusivamente na advocacia tributária desde 2006 e possui experiência anterior em Direito Bancário e Concorrencial. Fluente em Inglês e com conhecimento intermediário em Alemão.

MARIANA DE SOUZA RAMOS

formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e especialista em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas – FGV - GVlaw. Possui experiência com contencioso judicial e administrativo, consultivo e planejamento tributário. Fluente em inglês.

NANDO MACHADO MONTEIRO DOS SANTOS

formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Fluente em inglês.

PEDRO GUILHERME FERREIRA BINI

formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Pós graduando em Direito Tributário Internacional pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). Representou a USP e o IBDT no II Iberoamerican International Tax Moot Court Competition, realizado na Universidade da Flórida (2013). Fluente em inglês.

RAFAEL FUKUJI WATANABE

formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), é pós-graduado em Direito Tributário pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Gvlaw) e possui extensão em contabilidade e MBA em Gestão Tributária pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI). Atua, desde o ano de 2003, exclusivamente na advocacia tributária empresarial, especialmente no contencioso judicial e administrativo (federal e estadual). Conhecimentos intermediários em Inglês.

RAPHAEL O. F. TOLEDO PIZA

formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Economia pelo Ibmec São Paulo, atualmente Insper. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua especialmente no contencioso administrativo tributário federal perante o CARF, em consultoria e em planejamento tributário. Possui experiência profissional em grandes empresas de auditoria e seguradoras. Professor de planejamento tributário da graduação, educação executiva e MBA em Controller da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras (FIPECAFI). Inglês avançado.

RENATA FERRAIOLI

formada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal e pós-graduada em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Possui experiência profissional em Direito Tributário, com ênfases em impostos indiretos. Inglês Avançado.

RODRIGO LEAL GRIZ

formado pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), mestre e doutorando em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em Direito Tributário pela PUC-SP e em Direito Processual Civil pela Faculdade Integrada do Recife (FIR). Foi juiz do Conselho Municipal de Tributos de São Paulo. Advogado tributarista com atuação principal no contencioso e consultivo de tributos indiretos. Professor de cursos de especialização da PUC-SP (COGEAE), do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e da Escola Superior da Procuradoria do Estado de São Paulo. Palestrante em congressos e simpósios. Tem diversos artigos sobre direito tributário publicados em revistas especializadas. Inglês fluente.

RODRIGO TOSTO LASCALA

formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é especialista em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Atua especialmente no contencioso administrativo tributário federal perante o CARF, em consultoria e em planejamento tributário. Possui experiência profissional em empresa de auditoria 'big four', especialmente no atendimento de instituições financeiras. Tem amplo conhecimento de contabilidade adquirido em diversos cursos realizados e em empresa de auditoria. Fluente em Inglês.

SÉRGIO GRAMA LIMA

formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas), pós-graduado no curso de Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e formado em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Possui experiência profissional em Direito Tributário, especialmente no contencioso administrativo fiscal federal. Inglês intermediário.

TATIANA ERGANG BARROS

formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB, pós-graduada em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Possui experiência profissional nas áreas tributária e aduaneira, com ênfase no contencioso administrativo tributário federal e forte atuação perante o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). Fluente em inglês.

THOMAS AMPESSAN LEMOS DA SILVA

formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília à UNICEUB e pós-graduando em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Possui experiência profissional em Direito Tributário e Direito Portuário. Fluente em Inglês.

VANESSA CARRILLO DO NASCIMENTO

formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós-graduanda em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica (PUC - SP). Possui experiência profissional na área de Direito Tributário. Fluente em Inglês.

VIVIAN ISHII GUIMARÃES

formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB, pós-graduanda em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - Law). Possui experiência profissional em Direito Tributário e Empresarial, com atuação perante o Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça. Fluente em inglês.